Páginas

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Os gentios sabem o que buscam, e você?

logo_nasOliveiras2

“(Mt 6:25-34) Por isso vos digo: Não vos preocupeis com o que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa? Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. Ora, não valeis vós mais do que elas? Quem dentre vós, com as suas preocupações, pode acrescentar um só côvado à duração da sua vida? E com a roupa, por que andais preocupados? Observai os lírios do campo, como crescem, e não trabalham e nem fiam. E, no entanto, eu vos asseguro que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que existe hoje e amanhã será lançada ao forno, não fará ele muito mais por vós, homens fracos na fé? Por isso, não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber? Ou, que iremos vestir? De fato, são os gentios que estão à procura de tudo isso: vosso Pai celeste sabe que tendes necessidade de todas essas coisas. Buscai, em primeiro lugar, seu Reino e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu mal.”

Hoje, enquanto escrevo, ainda é janeiro, o primeiro mês do ano. Há pouco dias começou o ano. Muitos fizeram várias promessas, muitos passaram a noite nas vigílias nas igrejas e em reuniões de oração. Buscávamos todos as coisas do alto?

Pois bem, quais têm sido nossas preocupações, a quê temos nos dedicado, em quê vamos nos empenhar durante o ano todo, o que temos buscado durante nossa vida? Bem, se você não sabe pode reler os versículos acima, pensar, meditar se você tem descansado nos braços do Pai celeste, buscado seu Reino e sua justiça, ou se é daquele tipo que “sabe o quer” assim como sabem os  gentios.

Curiosamente, mas não casualmente, Jesus está ensinando ao povo de Israel sobre com o quê se preocupar, coincidente e, não casualmente, nas Igrejas de hoje tem se ensinado justamente a buscar o que buscam os gentios, tem se ensinado a buscar a justiça dos homens, os prazeres mundanos. Tem-se ensinado a satisfazer todas as necessidades desta vida como se não existisse nenhuma outra.

Comece olhando pro alto, observando as aves no céu, voando livres, saciadas, inevitavelmente ao observar o vôo de um pássaro, o azul do céu estará diante dos seus olhos, o azul mais lindo, mais exuberante e fascinante que os olhos humanos já viram foi produzido pelas mãos do criador. Olhai os lírios do campo! É ordem de Jesus, observe como mesmo crescendo no mesmo lugar não perdem sua beleza, como independentemente da forma que venha, sempre vem água para lhes regar e revitalizar suas energias, como tranquilamente plantados na terra são alimentados pelo nosso Pai celeste.

Preocupações com o quê comer e o que vestir são preocupações pequenas, encher o bucho e andar vaidosamente arrumado são preocupações daqueles que não chamam a Deus de Pai. Devemos sim buscar as coisas boas da vida, podemos sim ter posses, boa comida, boa roupa, porém, devemos buscar primeiro as coisas do alto, primeiro o reino dos céus, primeiro a justiça divina, dessa forma não seremos prisioneiros nem da nossa barriga nem da nossa vaidade. Nossos olhos serão livres para ver toda a beleza do mundo e ainda assim seguir o vôo de uma ave no céu.

O que você busca? Prosperidade por prosperidade, vitória por vitória, riqueza por riqueza? É isso que estão ensinando pra você? Não foi isso que Jesus ensinou pra mim, não foi isso que Jesus ensinou ao povo de Israel.

Jesus deixou este sábio ensinamento, vosso Pai celeste conhece as suas necessidades, até melhor que você. Portanto, descanse nos braços do Pai, relaxe, viva a vida se deliciando com o vôo dos pássaros e a beleza dos lírios. Quanto ao amanhã, deixe-o por conta da justiça de Deus, Ele certamente virá, independente de você existir ou não. Buscai o Reino, ele certamente já veio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário