Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Você ainda se lembra por quê é Natal?

logo_nasOliveiras2“(Lc 2:25:35) Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; homem este justo e piedoso que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Revelara-lhe o Espírito Santo que não passaria pela morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, foi ao templo; e, quando os pais trouxeram o menino Jesus fazerem com ele o que Lei ordenava, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo:

Agora, Senhor; podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra;

porque os meus olhos já viram a tua salvação,

a qual preparaste diante dos povos:

luz para revelação aos gentios,

e glória do teu povo de Israel.

E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia. Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para o levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição (também uma espada traspassará a tua própria alma), para que se manifestem os pensamentos de muitos corações”

Os versículos acima não nos falam do nascimento de Jesus, não nos contam como Ele nasceu, nada disso, mas para mim, em particular, são capazes de resgatar em nossa memória o sentido do Natal. Não vou entrar em questões históricas ou arqueológicas, sobre datas e etc, tal discussão é secundária, já que independente de qualquer coisa o que mais importa é que Jesus nasceu e, com ele o Evangelho, independente de qualquer data e etc, comemora-se o dia do nascimento do Cristo.

Pois bem, você ainda se lembra de por quê existe o Natal, do por quê de comerarmos o dia de Natal? Bem se você está lendo este blog, então já deve ter idade o suficiente para a alguém ter lhe dito uma coisa, mas eu vou relembrar.

PAPAI NOEL NÃO EXISTE!

Isso mesmo, vou repetir, Papai Noel não existe, talvez na nossa época atual, com tanto apelo comercial você tenha se esquecido de que o bom velhinho não existe. O tal velhinho nunca nasceu, em nenhum lugar do mundo, nunca existiu. Mas, Jesus, que um dia foi homem e também é Deus, um dia nasceu, deixou o mandamento do amor, deu muito mais do que presentes, e nem mesmo chegou a ficar velhinho, morreu jovem.

No Natal comemoramos o nascimento de Jesus, celebramos, relembramos o nascimento do Salvador, pra quê, só por que ele nasceu, seria isso motivo o bastante? Talvez não, o que dá verdadeiro sentido, significado ao Natal é a vida de Jesus, é razão pela qual ele nasceu “luz para revelação aos gentios, e glória do teu povo de Israel”, sim, isto é o que importa.

Jesus nos revela o Pai através de seus ensinamentos e sua vida, nos fala de uma vida plena na Terra e de uma melhor ainda na outra vida, nos ensina a amar, a fazer mais pelos outros do que por nós mesmos, a ter uma vida com sentido, não o sentido nem os valores seculares mas, valores muito maiores do que esses. Aquele menino nasceu, cresceu e nos ensinou o que era o amor.

O amor não é um sentimento que surge do nada, é uma decisão tomada e renovada a cada dia. O amor que Jesus nos ensina a amar é mão protetora que nos livra das armadilhas das paixões diárias, de estarmos fascinados somente pelas coisas deste mundo. Através do amor se manifestam os pensamentos de muitos corações.

É pelo fato de Jesus existir que existe o Natal, Ele é o personagem principal, não sou eu, não é você, nem seus entes queridos, todos somos somente convidados da festa. Estar junto daqueles que amamos no Natal é importantíssimo mas, a todo momento devemos nos lembrar que foi o amor dEle que nos uniu.

Natal, é a data mais bonita do ano, seja ela comemorada no dia que for. É tempo sim de ficar mais solidário, é tempo de sim de ficar mais feliz, mais educado, mais comovido com os problemas dos outros. Me assusta gente que fala que essas coisas só acontecem no Natal, que é falsidade. Geralmente é gente que não fez nada o ano inteiro, então que não atrapalhe quem quer fazer. E se você ainda não experimentou o espírito natalino, sugiro que você deixe que ele entre com toda força no seu coração. Tenho certeza que o dia que ele entrar, continuará refletindo em todos os dias da sua vida.

É Natal! Feliz Natal para todos! Vamos nos desejar coisas boas, vamos sem medo deixar nossos melhores sentimentos florescerem em nossos corações! É Natal! Vamos ser felizes pelo fato de conhecermos e podermos conhecer a boa nova. Que o Cristo nasça diariamente em nossos corações!

Papai Noel não existe, Jesus existe!

É Natal! Feliz Natal para todos!!!

Um comentário:

  1. ótimo post! As pessoas precisam falar mais do Nome que está acima dos nomes, principalmente nessa data. Deus abençoe e guarde!

    ResponderExcluir