Páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

O deserto, mel e gafanhoto

deserto_mel_gafanhoto(João 1:4-8) João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de arrendimento para a remissão dos pecados. E iam até ele toda a região da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando seus pecados.

João se vestia de pêlos de camelo e se alimentava de gafanhotos e mel silvestre. E proclamava: “Depois de mim”, vem aquele que é mais forte do que eu, de quem eu não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das sandálias. Eu vos batizei com água. Ele porém, vos batizará com o Espírito Santo.

João Batista é uma das figuras que mais me chama a atenção na bíblia, por sua vida, por sua missão, por sua personalidade. Nos versículos acima João Batista anúncia a vinda do Cristo, ele poderia ter sido só mais um profeta a ter feito este anúncio, mas além de anunciar,  batizou, viu com os próprios olhos o Cristo.

Este homem que anunciou a vinda do d´Aquele que batiza com Espírito Santo vivia no deserto, se alimentando de mel e gafanhoto. É interessante pensar no contexto em que se encontra João Batista e nas nossas vidas.

 

O deserto é um lugar inóspito, escasso de alimentos, de água, mas imagino eu que também seja um lugar bom para se meditar e refletir se você sabe atravessá-lo. Quantas vezes em nossas vidas nos encontramos no deserto, em meio a adversidades, olhando para um horizonte vazio, buscando recursos para resolver as mais diversas situações e não encontrando nada. Como João, no deserto, ainda que estejamos atravessando momentos difíceis não devemos nunca deixar de anunciar a esperança, a vinda de uma vida plena e melhor, em meio a todas as tribulações devemos abrir nossa boca e anunciar a boa nova, o Evangelho, o viver em Cristo!

Aquele homem se alimentava de mel silvestre e gafanhoto, eram os alimentos que a natureza colocava em sua boca, era o que o mantinha vivo e animado a falar da vinda do Messias.

O mel, o mais doce dos alimentos, saboro, bonito, perfumado… Quantas vezes a vida nos enche a boca de mel, as situações são felizes capítulos bonitos, doces, brilhantes, suaves de nossas vidas. Fases da vida que temos prazer de viver, assim como é agradável o mel descer pela garganta. Os gafanhotos, uma das piores pragas com a qual o ser humano convive, desde os tempos mais remotos, asqueroso, chega sem avisar, destróis as colheitas e parte. Muitas vezes nossa vida parece ser atacada por uma nuvem de gafanhotos, às vezes sem avisar, um fato vem e leva nossos sonhos, nossas expectativas, nossos entes queridos, nossas lembranças… Enfim a vida nos alimenta com mel e gafanhotos, apesar da diferença entre os dois, ambos possuem nutrientes que nos permitem viver de forma saudável, ambos tem o poder de nos dar força para anunciar a Jesus, ambos podem nos dar força para continuar no caminho do Evanglho.

Assim devemos agir, ainda que estejamos atravessando o pior deserto das nossas vidas, ainda que o inesperado venha e destrua o trabalho de uma vida e, mesmo nas situações mais doces, nos momentos mais suaves e brilhantes de nossa vida, anunciemos sempre a vinda d´Aquele que nos batiza com o Espírito Santo, Aquele nos ensina o caminho para o Pai. Em qualquer circunstância, com a boca amarga ou doce anunciemos sempre a vinda de Jesus!

3 comentários:

  1. è isto ai , Vamos a luda e tudo que nos for oferecidos vamos receber e fazer o melhor . seja mel ou gafanhoto . o negocio é alimentar a alma . abraços guerreiro

    ResponderExcluir
  2. veja meu blog www.naurumendes.blogspot.com vai ter encontro deblogueiro ai na universo ,

    ResponderExcluir
  3. Poty,

    Viver para Deus é mais do que tudo anunciar sua Palavra. Que Deus continue te abençoando e te iluminando, para que a vontade de falar do Pai cresça cada vez mais em seu coração! Deus é contigo!
    Te amo!
    Aline.

    ResponderExcluir